"Uma cozinha bagunçada é uma cozinha feliz." |
Discordo, totalmente!! Avaliando pelos hábitos da minha família, em se tratando de cômodos de permanência prolongada, considero as cozinhas incompatíveis com bagunça. Pelas operações que lá ocorrem, bem como pela necessidade de higienização dos utensílios armazenados, cozinha desorganizada é possibilidade de problema e perda de tempo. E que fazer, se nas nossas rotinas insanas, até mesmo minutos são preciosos!?
Como de costume, "fuçando" em sites parceiros, lançamentos de produtos para organização, o artigo abaixo, publicado pela OZ!, chamou-me a atenção pela objetividade. Simples, diretas e extremamente eficientes, as dicas, seguidas com rigor, irão ajudar a livrarem-se, de uma vez por todas, da bagunça nas suas cozinhas. Duvidam?? Se não tentarem, nunca saberão!! Seguem exemplos inspiradores. Aproveitem o domingo...
Contemporânea com preparo e refeição juntos |
Compacta com racionalização do espaço útil |
Moderna com cada coisa em seu lugar |
Mineira com utensílios muito bem organizados |
Tradicional com grande área para refeição |
"Clean" com setores de trabalho bem definidos |
Modulada com muito espaço para preparo |
10 regras para se livrar da bagunça
Veja como se livrar da bagunça na cozinha em 10 passos
Regra nº 1: Tirou, guardou!
Se você pegar um pote de açúcar, por exemplo, deve levá-lo de volta ao mesmo lugar. E nada de preguiça ao arrumar. Não acumular objetos soltos pelo ambiente também ajuda a manter a organização.
Regra nº 2: Armazene com lógica
Deixe próximo ao fogão os materiais e utensílios que costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas. Mas não debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias, diz Cristina. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia.
Regra nº 3: Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia
Esta deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Talheres para servir ficam no armário próximo à mesa e dentro do porta-talher. Senão, quem for arrumar a mesa acaba atrapalhando o cozinheiro.
Frituras e gorduras se espalham pelo ar e acabam se juntando com a poluição, grudando em móveis e utensílios. Um bom exaustor ajuda.
Regra nº 5: Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar
Nada pior do que guardar os objetos provisoriamente. Se não é o local escolhido, provavelmente irá esquecer onde estão.
Regra nº 6: Preserve a circulação do ambiente
Móveis e objetos espalhados atravancam e atrapalham.
Regra nº 2: Armazene com lógica
Deixe próximo ao fogão os materiais e utensílios que costuma utilizar ao cozinhar, como o porta-temperos e as panelas. Mas não debaixo da pia, pois este é o ambiente mais sujeito à umidade, propício à formação de fungos e bactérias, diz Cristina. Pratos e copos, por sua vez, devem ficar próximos à mesa, assim como os panos de prato devem ficar ao lado da pia.
Regra nº 3: Nada de guardar talheres na primeira gaveta da pia
Esta deve acomodar os utensílios utilizados durante o preparo da comida, como facas, espátulas e escumadeiras. Talheres para servir ficam no armário próximo à mesa e dentro do porta-talher. Senão, quem for arrumar a mesa acaba atrapalhando o cozinheiro.
Regra nº 4: Tudo o que estiver à vista é passível de sujeira
Regra nº 5: Depois que organizar o local, não troque os utensílios de lugar
Nada pior do que guardar os objetos provisoriamente. Se não é o local escolhido, provavelmente irá esquecer onde estão.
Regra nº 6: Preserve a circulação do ambiente
Móveis e objetos espalhados atravancam e atrapalham.
Regra nº 7: Abuse dos armários
É o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças, por causa da higiene. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados), indica Simone. E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira. No máximo, deixe alguns potes decorativos, alerta a designer de interiores.
Regra nº 8: Descarte o que for inútil e sem uso
Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Além de ocupar espaço, atrapalham.
Regra nº 9: Ordene também a despensa
Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos no fundo do armário. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável).
Regra nº 10: Agrupe e armazene a louça por material
Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora de preparar a mesa.
É o melhor lugar para guardar pratos, copos e louças, por causa da higiene. Distribua copos na parte superior e pratos na inferior (já que são mais pesados), indica Simone. E nada de colocar objetos diversos sobre a geladeira. No máximo, deixe alguns potes decorativos, alerta a designer de interiores.
Regra nº 8: Descarte o que for inútil e sem uso
Doe panelas, pratos e copos não utilizados. Além de ocupar espaço, atrapalham.
Regra nº 9: Ordene também a despensa
Separe os doces dos salgados, colocando-os em prateleiras diferentes. E deixe-os visíveis, pois isso ajudará na hora de localizá-los, além de evitar desperdícios com produtos cujo prazo de validade acaba vencendo apenas porque ficam escondidos no fundo do armário. Embalagens pequenas, como de sachês de sucos, gelatinas, sopas e temperos podem ficar reunidas em cestas de fibra sintética (material lavável).
Regra nº 10: Agrupe e armazene a louça por material
Junte peças de cerâmica em uma prateleira e em outra, as de inox, e assim por diante. Assim, fica mais fácil pegá-las na hora de preparar a mesa.
Fonte artigo: www.organizesuavida.com.br.
Fonte imegens: INTERNET
Amiga, muito bom! Já copiei as 10 dicas para imprimir e espalhar entre os bagunceiros da casa!!! Me aguardem!!! rss. Bjs.
ResponderExcluirExemplo!! Com uma mãe como vc, esses dois, certamente, serão excelentes maridos. O problema vai ser administrar a fila de pretendentes... Prepara!! Bj enorme
ExcluirMais uma vez dicas maravilhosas. Excelente!!!!
ResponderExcluirTambém adorei o artigo da OZ!, Bel!! Dicas simples, objetivas e muito fáceis de serem colocadas em prática. Obrigada pela força!! Mil bjs
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