ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

24/11/2013

DESCARTES SOLIDÁRIOS



Goedzak?? Mas do que se trata??




Semana difícil, coração apertado, tempo escasso. Eis que me deparo com uma publicação curiosa no facebook, postada por um ex-colega de faculdade. Na imagem, vários sacos de lixo aguardam a coleta em alguma calçada. Entre eles, em primeiro plano, um transparente com a estranha inscrição em destaque: goedzak. Apesar da minha enorme lista de a fazeres do dia, movida pela curiosidade, fui em busca de esclarecimento.
Compartilhado da fanpage da revista Vida Simples, publicação mensal da Editora Abril, notei a inscrição: "Holandeses criam um saco de lixo para as pessoas jogarem fora objetos que ainda podem ser úteis para outras pessoas." Combinação perfeita de simplicidade e genialidade. Ponderei com os meus botões: será que, agora, desenvolvimento é medido pela capacidade solidária da população, em lugar da renda per capita do pais?




Goedsak para descarte solidário na Holanda



 
Há poucos anos, fui recriminada por familiares quando, numa repreensão às minhas filhas, perguntei inflamada: "Num futuro bem próximo, para sobrevivermos, precisaremos apenas de oxigênio e solidariedade; poderiam me explicar qual a razão de insistirem em conflitos inúteis envolvendo bens materias!?" Extasiadas com a revelação, imediatamente, abandonaram a problemática anterior, preocupadas com o futuro citado. 
Diante da imagem, aproveitando o trabalho de pesquisa da revista, senti que precisava ir além. O que seria goedsak? Após consulta ao Google Tradutor, insatisfeita com o resultado, apelei para uma amiga muito especial. Tarefa cumprida, chega a resposta: "Trata-se de um trocadilho. Goedsak é uma expressão para alguém, completamente, do bem, sem más intenções. Significando, literalmente, saco bom." Para mim, saco do bem!

 
 

Criação do designer holandês Simon Akkaya
 
 
 
 
Obs.: Ainda que não tenhamos atingido esse nível de desenvolvimento, na busca de uma melhor organização, apelo para que não esqueçam da heterogênea população brasileira. O que não lhe serve mais, pode resolver o problema do próximo. Apesar de não termos a ajuda do Goedsak, apelemos para todos os meios possíveis, fazendo itens em bom estado chegarem onde ainda terão utilidade. Os meios são muitos. Precisando de ajuda/indicações, é só entrarem em contato. Será um prazer orientá-los!




Fonte imagens: INTERNET

2 comentários:

  1. Grande sacada! Muito oportuna na minha vida! Estamos organizando a casa para receber parentes no final do ano e já acumulamos muitos itens para o "descarte solidário". Trabalho o dia todo, inclusive sábado. Apenas, no domingo, não tenho como resolver isso. Alguma sugestão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Normalmente, sugeriria que escolhesse a instituição da sua preferência, localizasse o número de contato através do Google e, com uma ligação prévia, descobrisse o nome da pessoa responsável a quem destinar as doações. Porém, nesse caso, que a entrega será impossível, sugiro procurar o NACCI (Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil), instituição séria, sem fins lucrativos, através do tel. 21090000. Fornecido o endereço para a coleta, eles informarão o dia e o turno da mesma. E acontecerá da forma combinada. Experiência própria!! Mesmo não se tratando de itens infantis, as peças farão parte de um bazar mensal, transformando os nossos ex-pertences em verba. Muito simples...

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...