ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

01/07/2012

ARTIGOS



Armazenamento Errado - DETALHE



Como assim? Geladeiras também precisam de organização? Isso mesmo, armazenar não significa organizar. Com o mínimo de informação, cuidamos da saúde das nossas famílias, fazemos economia, administramos nosso tempo e tornamos a rotina um pouco menos cruel. Confiram o esclarecedor artigo de Lorena Fafá para a GAZETA ONLINE. Polly Reis, após aquela inspeção na minha geladeira, o post de hoje tinha que ser para você!

 
 
Lorena Fafá

Uma geladeira bem organizada é aquela em que você pode encontrar os produtos com facilidade e, principalmente, armazenados corretamente. Para isso, é importante criar o hábito de colocar cada tipo de alimento em seu devido lugar, para que suas características sejam preservadas.

É importante entender que cada parte da geladeira possui uma temperatura diferente. Por isso, os alimentos devem ser guardados no local mais indicado para a sua conservação, evitando que os produtos tenham alterações de sabor, cor, textura ou até contaminação por micro-organismos, que causam problemas à saúde.

Os derivados do leite, por exemplo, são mais perecíveis. Colocá-los na prateleira superior, próxima ao congelador, permite mantê-los por mais tempo, pois nessa área a refrigeração é mais intensa. Já as verduras e legumes têm que ser armazenados na gaveta inferior, em sacos plásticos. Dentro das sacolas, as folhas ficam protegidas das "queimaduras" provocadas pelo frio excessivo e duram mais tempo.

Uma regra geral é posicionar os produtos de forma que o ar frio possa circular em volta. Então, deixe um espaço entre os alimentos na geladeira.



Organização - DETALHE



Porta da geladeira

A porta das geladeiras já vem com um espaço reservado para os ovos. No entanto, segundo a nutricionista Lívia Maria da Silva, esse não é o local ideal para armazená-los. "A porta é o local de temperatura mais alta do refrigerador e, por isso, pode fazer com que os ovos estraguem com mais facilidade".

Alimentos têm prazo de validade no congelador


Para armazenar alimentos em casa durante mais tempo, é comum recorrer ao congelador. O que muita gente não sabe é que, mesmo congelados, alguns produtos têm prazo de validade.

O frango cru, por exemplo, só pode ficar no freezer durante seis meses. Se estiver cozido, esse tempo diminui para três meses.

A carne bovina fresca dura mais e pode ser congelada durante um ano. Mas, se ela estiver moída, só pode ser armazenada durante três meses.

Linguiças, salsichas e bacon podem ficar no freezer no máximo dois meses. E os vegetais comprados congelados em embalagens plásticas duram cerca de oito meses no congelador.

O descongelamento ideal para todos os tipos de carnes é dentro de um recipiente, na geladeira, de um dia para o outro. Assim, elas não correm o risco de serem contaminadas fora da refrigeração.

Os vegetais podem ir do congelador para o fogo, aferventados ou colocados diretamente na panela, na hora do preparo.

 
 
 

Fonte: GAZETA ONLINE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...