ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

02/02/2014

DIA DE FESTA NO MAR



"Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar.
Eu quero ser o primeiro, a saudar Iemanjá..."





Hoje, 02 de fevereiro, junto com amigos especiais, estaremos saudando Iemanjá, a Rainha do Mar. Nesse dia, um belíssimo espetáculo de fé e devoção toma conta do mar do Rio Vermelho, quando fieis vestidos de branco se reúnem, também em barcos, para entregarem suas oferendas. Festa linda, tudo maravilhoso, porém nossa saudação aconteceu no dia 05/01, com quase um mês de antecedência. À bordo do Chuá, um catamarã de 36 pés, também na companhia de grandes amigos, pudemos nos sentir em visita à mesma. Dia lindo, recepção inesquecível!!
Extasiada com as belezas da costa soteropolitana, com eles pudemos entender, um pouco, a rotina à bordo. Trabalho de equipe, cumprimento de regras, aproveitamento de espaços e organização das provisões são práticas necessárias para aqueles que desejam "desbravar os mares". Engajada no desafio, passei a observar o ambiente interno utilizando a visão de arquiteta. Foi quando me veio uma ideia: retribuir o convite com dicas de organização para os espaços ainda disponíveis. Sentindo-me parte daquela aventura náutica, pensei: "isso pode virar um belo post".
Além de termos estado bem pertinho de Iemanjá, foi um dia de muito aprendizado. Pensando, especificamente, em organização, foco principal do blog, o domingo no mar acabou sendo um excelente laboratório para melhorar, também, a rotina em terra firme. Diante das muitas limitações de espaço por nós vivenciadas, qualquer que seja o ambiente, só nos resta adaptarmos-nos e seguirmos em frente. Assim, após muita pesquisa, utilizando imagens coletadas na rede, seguem dicas aprendidas para e com os pacientes donos do Chuá. Muito obrigada, amigos especiais!!





1. Sabiam que barcos também são contemplados com projetos onde sala, quartos, banheiro e cozinha precisam ser muito bem planejados!?



Planta baixa catamarã 36 pés





 2. Sabiam que espaços muito reduzidos, com pés direitos insuficientes, precisam ter quase todos os centimêtros quadrados aproveitados!?



Aproveitamento interno da estrutura da mesa.



Espaço reduzido, aproveitamento total.



Itens de cozinha protegidos do balanço do barco.



 
 
 3. Sabiam que, estando na trilha dos nossos objetivos, seja lá onde estivermos, organização sempre será de fundamental importância!?



Esbarro à frente dos armários protegendo provisões.



Prateleiras protegidas.



Nas portas, nada como úteis ganchos em inox.





4. Sabiam que, diante de espaços bem aproveitados/organizados, restaram poucas sugestões de acessórios, descobertos pelo mundo!?



Porta trecos fixado por ventosas.



Mala/armário pendurada no local. 



Estruturas móveis recebem provisões já organizadas.





 
Fonte imagens: INTERNET

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...