ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

09/02/2014

ORGANIZAÇÃO? MUITO PRAZER!



Por um início descomplicado...




Ontem, no auge do desespero por conta do post de hoje, reencontro uma amiga de infância muito querida. Acompanhando-a, sua irmã mais velha, primeira pessoa a despertar meu interesse por organização. Contatos reestabelecidos, sem entender os sinais da vida, ainda sofria com a falta de ideias. Chegando em casa, parei, pensei e entendi a mensagem.




Espaço restrito? Cada coisa em seu lugar!




Desde a infância, após apresentada aos organizados armários da minha mentora, gosto das coisas nos seus devidos lugares. Ainda que criança e sem consciência dos resultados, passei a reconhecer os benefícios da nova prática: raramente perdia algo, sabia onde estavam quase todos os brinquedos e os jogos se mantinham completos até serem doados.




Organizar roupas? Um pouco mais adiante.




Hoje, com filhas adolescentes, me dei conta de que elas não nasceram organizadas. Os pequenos, na sua maioria, nem sabem do que se trata. Por isso, precisamos ensinar, além de comer de boca fechada e dos obrigatórios "por favor", "com licença" e "obrigada", a desenvolverem estratégias de organização. Jamais comecem por roupas e sapatos!




Sapatos? Deixem para o final.




Nos primeiros anos de vida, importante de verdade, são as suas "coisas": miudezas de origem e natureza diversas. Aos pais, cabe a tarefa de lhes proporcionar meios para que se sintam agentes da mudança. Caixas, potes, cestas ou etiquetas, a depender do caso, a lista de necessidades pode ser muito grande. Quando possível, sejam o suporte deles... 




Miudezas, sim! O paraíso da organização.




Não esperem que o "milagre" aconteça em pouco tempo. Entender e aprender a se organizar é um processo continuo para eles. E os resultados variarão de criança para criança. Precisamos mostrar tolerância, estimulando a persistência. Respeito às ideias, também, é fundamental; sempre ajuda no desenvolvimento da auto estima e criatividade.




Livros ao alcance das mãos!




Passado alguns anos de uma experiência não planejada, identifico resultados com as minhas filhas. Ainda que cada uma ao seu modo, ambas conseguiram se organizar dentro das distintas rotinas. Querem saber do melhor? Mais de trinta anos depois, aquelas influências, certamente, já passaram para a geração seguinte. Obrigada, Isabella Veiga!!




Por uma vida descomplicada...





Fonte imagens: GOOGLE 

2 comentários:

  1. Publicação maravilhosa e inspiradora! Tenho três filhos e moramos em Salvador. Gostaria de indicá-la para uma palestra na escola deles. Um convite dessa natureza teria espaço na sua agenda? Aguardo retorno.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios!! Palestra?? Nunca havia pensado nisso; mas para quase tudo sempre tem a primeira vez. Minha agenda é mais flexível do que se imagina. Enquanto isso, mãos à obra...

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...