ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

02/03/2014

DIFERENÇAS


 





Domingo de carnaval. Enquanto a maioria canta e dança atrás de qualquer coisa que lhes proporcione um pouco de alívio, nossos governantes, levianamente, aproveitam o momento para desenhar o futuro do país, da forma que melhor lhes convier. Já em clima de loucura pré-carnavalesca, há dias, fui marcada numa publicação do facebook entitulada CORDAS. Ainda sem saber do que se tratava, minha imaginação foi levada às cordas que costumam delimitar os blocos carnavalescos. Cruzes!! Errei feio...










A citada publicação, com o título traduzido para o português, trazia o belíssimo e mais recente trabalho do diretor Pedro Sólin García: CUERDAS. Recém ganhador do prêmio Goya 2014, maior premiação do cinema espanhol (melhor curta metragem de animação), CUERDAS cativou-me desde o primeiro momento. Em seus 11 minutos, a relação de Maria, uma menina que vive num orfanato, e um colega portador de paralisia cerebral retrata uma linda lição de amor, amizade e respeito pelas diferenças.










O autor/diretor diz que a ideia de contar a história de amor e dedicação da sua filha Alejandra pelo irmão Nicholás, portador de paralisia cerebral, surgiu há pouco mais de dois anos. "Quando pensando no futuro incerto do meu filho, ouvi uma canção que dizia: te atarei com todas minhas forças, meus braços serão cordas. Nesse momento, toda a história passou diante de mim. Só precisei chegar em casa e escrevê-la. O menino é meu filho, a cadeira de rodas que aparece é a cadeira dele. E foi a primeira que fiz."










Igualdade, solidariedade, amizade são muito citados como sentimentos, mas, como atitudes, não são encarados com a seriedade merecida. Nesse singelo curta metragem, fica claro, através do olhar de uma criança, que todos somos iguais e que, quando se tem um amigo de verdade, vencer as dificuldades é apenas uma questão de criatividade. Divulgado inicialmente no youtube, o vídeo foi retirado por conta de direitos autorais. Felizmente, circulam informações que a equipe já estuda outra forma de exibição.





Página oficial do Prêmio Goya

Cuerdas

La rutina de María en el colegio se verá alterada por la llegada
de un niño muy especial. Pronto se convertirán en amigos inseparables.
 
Nacionalidad: Española
Dirección: Pedro Solís García
Producción: La Fiesta Producciones (Nicolás Matji González)

 

1 Goya / 1 Candidaturas


Mejor cortometraje de animación español
Dirección: Pedro Solís García  
 
 
 
 
 
Por trás de tudo que estas crianças (e adultos!) especiais não fazem, batem corações e funcionam cérebros sedentos por reconhecimento, atenção e carinho. Enxergá-los como semelhantes é uma obrigação. Deixar aflorar as Marias que nos habitam é a plenitude da vida em comunidade. Passados dois dias da publicação, eis que recebo o link para CORDAS, já disponível no youtube, de uma amiga distante e muito querida. Para conferir, basta clicar e ativar a legenda. Obrigada, Nivia Camargo!!





 





Fonte: http://cuerdasshort.com

4 comentários:

  1. Pati, que belíssimo post!! Creio que respeitar as diferenças é fazer a diferença de VERDADE. Mais uma vez quero dizer que você realmente faz a diferença de VERDADE! Obrigada pelos posts fantásticos!!! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wow, teacher!! Tenho fé que trabalhos de formiguinha são os que irão modificar esse mundo tão injusto. Pretensiosa?? Não!! Sonhadora. E muito confiante nesses trabalhos de equipe... Bjsss

      Excluir
  2. Nivia Camargo03/03/2014, 17:53

    Muito lindo este curta, estou apaixonada, Parabéns pelo post, este é o link para assistir no youtube vc pode inclusive ativar legenda http://www.youtube.com/watch?v=g2wlsPpo2lE&feature=share. beijooss!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga abençoada... Obrigada pela sua contribuição, não apenas para com o ARQUITETANDO POR AÍ, mas, principalmente, na vida de tantas e tantas crianças especiais. Tenho o privilégio de conhecer algumas MARIAS e saiba que você é uma delas... Bjão

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...