ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

27/07/2014

AGRADANDO GREGOS E TROIANOS



Com gavetas diferenciadas...




Há exatos 12 anos, deparei-me com o meu maior desafio profissional até então. Ainda que com uma filha de quase três anos e outra de sete meses, decidi encarar a reforma do nosso futuro apartamento. Adquirido de terceiros, o imóvel encontrava-se num estado de conservação bastante crítico. Suspeitando da minha sanidade, ainda assim, o marido observava confiante. Sem tempo hábil para um projeto formal, as decisões iam sendo tomadas "de véspera". Entre uma mamada e outra, as soluções eram revisadas para serem entregues ao mestre de obras no dia seguinte. 
Tudo correndo bem, todos satisfeitos com o andamento "da coisa", chega a hora do detalhamento dos móveis. Diante do novo, sabem aquele marido crente na competência da esposa? Quase surtou por conta das divisões internas dos seus armários! "Nunca tinha visto calças penduradas na parte alta e ternos na parte baixa!"; "qual a razão das poucas gavetas que tenho serem tão largas?"; "por que não aproveitar os cantos?"; "onde ficará a minha coleção de cds?". Lembro das declarações aflitas como se as tivesse gravado. E o que eu fazia? Pensava: onde estará a confiança inicial?      
 
 
 

Com fechamento utilizando tecido...




Certo é que, quando o assunto é organização pessoal, não existe rigidez. O que resolve a vida de Francisco, para Chico, pode até atrapalhar. Porém, com criatividade e inovação, os problemas são sempre solucionados.


 

Com araras soltas penduradas...
 
 
 

Verba disponível, rapidez na execução, durabilidade, estética, praticidade, tempo de uso, são alguns dos itens que devem ser analisados junto com cada necessidade. Feito isso, é só pesquisar as soluções no mercado. 
 
 
 

Com estrutura em aramado...




Caso o imóvel tenha sido alugado por poucos meses, qual a razão de um grande investimento, quando o proprietário não concorda em arcar com as despesas? Melhor uma solução barata ou até que possa ser removida.
 



Com prateleiras de vidro...


 

Se aquele cômodo, algum dia, será do bebê, mais sensato não investir para depois reformá-lo. Prefiram intervenções temporárias, economizando para as definitivas. Um pouco de paciência sempre será fundamental.
 



Com tubos metálicos de fixação piso/forro...

 
 

As soluções de organização não precisam estar nas revistas mais recentes da área. Cuidado: a moda passa, mas a desorganização fica. Basta que funcionem, trazendo charme e leveza para as rotinas. Muito simples! 
 
 
 

Com mobilidade alta e baixo custo, direto da Corea...

 

 
Alternativas não convencionais podem ser os toques de ousadia tão necessários para a organização dos seus espaços. Observem, meçam, pesquisem, ousem, criem. Atenção: nada de sustos ao conseguirem.
 

 

Com hastes metálicas e prateleiras em madeira...



 
Sabem aquele marido citado acima? Não surtou! Vive em perfeita harmonia com os seus armários. Meias, sapatos, ternos, calças, camisas e até mesmo equipamento de tênis, convivem na maior ordem. Ufa...






 Fonte imagens: INTERNET


6 comentários:

  1. Mais uma vez Paty registro aqui meus parabéns pelo post desta semana. Sua cliente Luma Villas vai amar. Inclusive comentar assim: "viu mãe, abre sua cabeça com tia Paty. Vamos sair do convencional". Arquitetando por ai tem feito a diferenca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, amiga!! Breve, eu e minha cliente aprontaremos horrores. Tudo dentro do econômico e realizável... Pode confiar!! Mil bjs

      Excluir
  2. Parabéns, parabéns, parabéns! Escrevi no passado e precisarei repetir: nunca vi informações tão importantes serem tratadas com tanta leveza e objetividade. Diante dos seus posts de domingo, sempre penso que a vida é muito simples, nós é que a complicamos. Obrigada pelos presentes!! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O objetivo do post foi, exatamente, esse!! Sintonia pura!! Obrigada...

      Excluir
  3. PARABÉNS!! Concordo plenamente com o comentário do anônimo acima e faço minhas as palavras dele..." nunca vi informações tão importantes serem tratadas com tanta leveza e objetividade." Muitíssimo obrigada, bjs, Pati!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkk Deu certo!! Desculpa pela atrapalhação. Obrigada por tudo... Bjsss

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...