PMG ARQUITETANDO POR AÍ

PMG ARQUITETANDO POR AÍ
Aqui, o assunto é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Como assim? Com conhecimentos arquitetônicos aliados à técnicas de organização, residenciais ou comerciais, espaços são reestruturados com custo bem inferior ao previsto. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas para modificar a sua. Aguardo você...

13/07/2014

ETIQUETA EM CONDOMÍNIOS







Durante a semana, percebendo a presença de um dos funcionários do condomínio onde moramos no hall externo ao apartamento, solicitei-o verificar se a lâmpada daquele espaço encontrava-se queimada. Fato confirmado, entrei por um momento, voltando com uma nova para reposição. Surpreso, lembrou-me que o custo não deveria ser nosso e sim do condomínio. Expliquei-lhe que, como tínhamos várias no estoque de casa, em se tratando de uma área que também nos pertencia, preferia que ele fizesse a gentileza de substitui-la, sem se preocupar com o custo. Olhando-me por alguns instantes, murmurou: só a senhora mesmo!!
Era o que precisava para resgatar o tema sugerido por uma amiga muito consciente no que se refere ao bem comum. Incrível como esquecemos o fato de que cada apartamento possui uma fração das áreas comuns, da mesma forma que o estado de conservação das mesmas é diretamente proporcional à valorização de cada imóvel. Refletindo sobre os (poucos!) problemas do condomínio onde moramos, penso que, muitas vezes, se dominássemos as questões básicas, muitos deles poderiam ser evitados. Fuçei, fuçei e acabei encontrando a Cartilha de Etiquetas em Condomínios. Obrigada, sindiconet!! Precisamos nos unir por uma rotina melhor...


 
        

Dicas e orientações sobre como agir educadamente em diversas situações no condomínio


Não adianta negar: é muito difícil administrar um espaço dividido por tantas pessoas diferentes. E a maior dificuldade não são as inúmeras guias a serem pagas, os documentos para checar, ou as apólices de seguro que não podem vencer. Invariavelmente a parte mais trabalhosa da vida do síndico é lidar com os moradores.
 
 


Para tentar deixar a tarefa mais fácil, o SíndicoNet ouviu especialistas sobre o tema e elaborou esta nova Cartilha de Etiqueta em Condomínios, com dicas de comportamento, postura e bons modos para os moradores. Se todos fizerem um pequeno esforço para viverem em paz, todos saem ganhando.



Cartilha de Etiqueta em Condomínios

 


ASSEMBLEIA

  • Procure sempre participar das assembleias e conhecer a pauta antecipadamente. É lá que os assuntos de interesse de todos são discutidos e votados;
  • Quem não comparece fica sem condição de discutir depois;
  • Ainda em assembleia, saiba ser "voto vencido" e não altere nunca o tom de voz.
 

BARULHO

  • Conheça as normas do condomínio e não faça barulho após o horário de silêncio;
  • Use sempre o bom senso. Não é porque você está no horário permitido, que pode fazer o barulho que quiser;
  • Nos dias de festa - desde que não ocorram sempre - convide os vizinhos para a confraternização, ou mande um cartão simpático se desculpando antecipadamente pelo incômodo;
  • Lembre-se, seu cachorro não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores;
  • Crianças: o correto é limitar o horário para brincadeiras dentro do apartamento até no máximo 22h;
  • Uso de tapete emborrachado nos quartos das crianças, carpetes e tapetes comuns ajudam a evitar a propagação do som para outras unidades.

CACHORROS

  • Seu animal não deve perturbar o sossego e o descanso dos outros moradores;
  • Use sempre as entradas de serviço e seja breve no trajeto até chegar à rua;
  • Caso seu pet faça sujeira na área comum, limpe-a no mesmo momento;
  • Caso o cachorro de um morador faça muito barulho, antes de registrar queixa, verifique se outros condôminos também se sentem incomodados pelos latidos.

CRIANÇAS

  • Os pais são responsáveis por seus filhos e devem estabelecer limites para eles;
  • Não permita que seus filhos gritem ou corram em áreas que não destinadas exclusivamente para brincadeiras;
  • Crianças pequenas precisam estar acompanhadas por adultos;
  • Respeite os limites de horários e locais destinados aos pequenos;
  • Verifique o que diz o regulamento interno do seu condomínio.

CONVIVÊNCIA

  • Conheça e respeite as regras que regem o seu condomínio. Por mais que você não concorde com algumas, terá que obedecê-las, pois foram aprovadas pela maioria;
  • Jamais chame a empregada ou babá do vizinho para trabalhar na sua casa;
  • Evite entrar em quaisquer tipos de fofocas ou boatos relacionados aos seus vizinhos;
  • Lembre-se, a conversa amigável será sempre a melhor saída para resolução de conflitos com seu vizinho.

FUNCIONÁRIOS

  • Trate-os sempre com cordialidade;
  • Se quiser fazer alguma reclamação, direcione-a ao zelador ou ao síndico;
  • Lembre-se que o funcionário do condomínio não é seu empregado. Evite pedir que execute serviços particulares.

GARAGEM

  • Não buzine, use luzes baixas e respeite a sua vaga;
  • Não use sua vaga como depósito;
  • Respeite o limite de velocidade;
  • Deu uma raladinha no carro ao lado? Deixe um bilhete se identificando, pedindo desculpas e permita que o vizinho escolha a melhor maneira de reparar o automóvel;
  • Quando dois carros se encontram, a preferência é sempre de quem está chegando;
  • Devolva sempre o carrinho de compras ao seu local de origem.
 

LIXO

  • Não jogue papéis, bitucas de cigarro ou quaisquer outros tipos de lixo pela janela do apartamento;
  • Cuide para que seu lixo esteja sempre devidamente ensacado e sem exalar cheiro forte.

ACADEMIA

  • Devolva as anilhas, colchonetes, pesos, etc, aos seus locais de origem;
  • Não “monopolize” os equipamentos. Se ofereça para revezar o uso;
  • Tempo médio de uso da esteira é de 30 minutos;
  • Limpe o equipamento após o uso com pano e álcool em gel, por exemplo.

PISCINA

  • Não use equipamentos de som;
  • Não pule na piscina com protetor soltar. Tome uma ducha antes;
  • Não use o elevador com trajes de banho.

ELEVADOR

  • Cumprimente sempre todos os presentes;
  • Espere as pessoas saírem para entrar;
  • Segurar a porta do elevador para outras pessoas entrarem demonstra gentileza e cordialidade e ajuda a tornar o ambiente social do condomínio mais afável;
  • Não segure o equipamento em horários de pico;
  • Use o elevador de serviço se for trafegar com animais ou transportar caixas e compras de supermercado.
 

SALÃO DE FESTAS E CHURRASQUEIRAS

  • Respeite os horários de uso e não deixe a área toda suja após o uso – o ideal é retirar toda a parte principal do lixo, restos de comida e bebida;
  • Faça uma lista com os nomes dos convidados para deixar na portaria;
  • Informe-se e respeite as regras do local, principalmente em relação a barulho;
  • Na churrasqueira, tenha bom senso no uso de aparelhos sonoros, que propagam muito mais ruído quando estão ao ar livre.

OBRAS

  • Respeite os horários estabelecidos na convenção e regulamento interno;
  • Comunique o síndico e seu vizinho antes de iniciar as obras.




Fonte artigo: http://www.sindiconet.com.br

2 comentários:

  1. Parabéns por sugestões simples que podem fazer diferença no dia a dia das nossas relações. Realmente, temos o costume errado de limitar o nosso patrimônio da porta para dentro. Compartilharei com os meus vizinhos. Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns à http://www.sindiconet.com.br, o real idealizador da Nova Cartilha de Etiquetas em Condomínios. Vamos compartilhar!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...