ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

15/10/2017

AOS MESTRES COM CARINHO




"Feliz aquele que transfere o que sabe
e aprende o que ensina." Cora Coralina




No dia 5 de outubro, logo depois do almoço, chego no dentista com minha filha mais velha (sim, tenho tarefas de mãe!) e encontro uma sala de espera perplexa com algo na tv. Depois que consegui entender tratar-se de mais uma tragédia em solo brasileiro, pensei: que mais falta acontecer aqui, Deus? Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente. O nome já dizia tudo. 75 criancinhas e 17 funcionários no local. Não só Janaúba, cidade mineira, mas todo o Brasil estava sentindo a dor daqueles pequenos. Ainda aguardando sermos chamadas, segurei a mão da minha criança, já com quase 17 anos, como se 4 ainda tivesse. Numa tristeza só... 
Eis que hoje, 15 de outubro, mais um Dia do Professor, passados exatos dez daquela tragédia absurda, percebo o compartilhamento do texto abaixo por parte de um amigo querido. Logo entendi tratar-se da transcrição de uma mensagem do psiquiatra Augusto Cury aos pais daquelas crianças. Para eles, nossos governantes e todos que não dão o devido valor à essa importante profissão. Profissão? Palavras duras, porém verdadeiras, objetivando acordar uma nação. Ao mesmo tempo, uma grande homenagem aqueles que, por amor ao que fazem, não abandonam os seus propósitos jamais: os professores. Acordemos enquanto há tempo!!   




Um demônio encarnado em um pobre homem com doenças mentais, chega em uma creche com um galão de combustível nas mãos e um isqueiro. É a aproximação do inferno em sua forma mais grotesca. E quem se interpõe doando a própria vida para salvar as crianças? Uma professora.
Uma professora que morreu para salvar os filhos de outras pessoas. Uma professora que experimentou as dores do inferno para salvar a vida de muitos pequeninos. Uma heroína anônima que já fazia isso todos os dias antes da tragédia. Uma simples professora que já dava sua vida pelos meninos a cada dia, a cada momento do seu magistério.
Para ela, a decisão de lutar com o assassino não foi difícil: a decisão já tinha sido tomada, muito antes, 20 anos antes, quando ela escolheu morrer diariamente para dar esperança a crianças pobres deste país. É disso que eu falo quando digo que ainda há muitos professores comprometidos com seus alunos neste país. É disso que eu falo quando afirmo que há professores e professoras que pensam mais nos alunos do que no salário e nas condições de trabalho. É disso que eu falo quando reafirmo que há professores que se mortificam a cada dia para que seus alunos - sim, "os filhos dos outros", como muitos dizem - tenham alguma espécie de futuro. É disso que eu falo quando confirmo o que minha experiência na Educação Básica me ensinou: há muito professor e muita professora que ama o que faz, que ama até as últimas consequências!
A tragédia de Janaúba não é suficiente para que entendam isso? Quanto tempo mais esses heróis e heroínas anônimos serão desprezados neste país? Quanto tempo mais esses governantes inescrupulosos vão se contentar em fazer discursos vazios no Dia do Professor? Quanto tempo mais os empresários que enriquecem às custas dos sistemas escolares se contentarão em colocar vídeos ridículos saudando o Dia dos Professores no Youtube? Até quando pais estúpidos e ignorantes, em defesa de seus filhos mal-educados, desprezarão o trabalho e a autoridade dos professores?
É só isso o que temos a oferecer em gratidão a esses profissionais: discursos vazios, vídeos ridículos e desrespeito cotidiano???!!! Quando esse país vai acordar para a importância e para o sofrimento diário desses profissionais? Quando for tarde demais e nenhuma esperança de futuro restar... Pobre país sem futuro... Pobre país que fez do dinheiro a sua riqueza e esqueceu seu povo... Pobre país que valoriza mais um jogador de futebol do que um professor... Pobre país em que uma professora precisa ser queimada viva para ser lembrada pela mídia... Miserável país é o nosso!


Augusto Cury   




Descanse em paz, Helley Abreu Batista! Seus alunos agradecem. Por tudo... 





Fonte imagem: GOOGLE  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...