ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

20/01/2019

PARCEIRAS POR UM DIA



Tudo junto e organizado!




Uma criança desconhecida, uma mãe muito disposta a mudar os dias da sua família, mais um desafio de organização. Assim se resumiu meu pensamento enquanto vencia os cinco andares dentro daquele elevador. Receptividade total, logo percebi que aquele seria um dia bem produtivo. 
A ação aconteceria no quarto da caçulinha, mas, logo ao entrar, percebi empenho de todos os membros da família. Ainda que fosse um dia de férias escolares, ele e ela acordaram super cedo. E, passado pouco tempo nas poderações iniciais, cada qual com a sua tarefa, partimos para ação.
Ele, de parafusadeira em punho, cuidaria da desmontagem de parte da cama da irmã que estava ocupando muito espaço no quarto. Ela, muito falante e cheia de respostas, seria a responsável pela seleção dos brinquedos. Com essa dupla ativa, o trabalho seguiu em ritmo de vitória.    




Bichinhos antes da mudança


Sapatos sendo selecionados




O X dessa organização era onde acomodar tantos bichinhos de pelúcia, companheiros inseparáveis dela. Então, elegemos duas pranchas sem uso, originalmente para sapatos, depois da seleção e doação dos que já não serviam mais. E cada "família de bichinhos" ganhou o seu próprio andar.
Assim, com espaços sendo liberados, fomos, pouco a pouco, fazendo surgir um novo cenário na vida dela. Brinquedos foram agrupados por uso; roupas e acessórios, categorizados e acomodados nas gavetas; artigos esportivos e mochilas, organizados na parte do armário de menor uso...   




Eu e ela!


Roupas já categorizadas




No início do segundo turno, quando já havia captado muita coisa sobre a personalidade, costumes e desejos da minha mini cliente, enquanto almoçavam, organizei seus livros no local determinado pelo projeto. Quando ela voltou, quis logo saber sobre o novo local do seu leãozinho.
Expliquei que aquilo era um recado. Ele, com aquela cara de intelectual, estava encarregado de lembrá-la, todos os dias, quanto a leitura é importante nas nossas vida. Assim, antes de dormir, ela olharia pra ele e lembraria de pegar um dos livros para esperar o sono chegar. Ela sorriu!   





Cantinho de leitura




Em ações como essa, é necessário captar o máximo sobre a dinâmica da família para que a organização seja duradoura e possa virar hábito. Sendo impossível generalizar todas as soluções. Para o sucesso da missão, as mudanças precisam de personalização. Cada caso, uma solução diferente.




Estante após saída das "famílias"


Reaproveitamento de cesta




Com a participação ativa da mãe, idealizadora dessa revolução, me arrisco a afirmar que esses dois turnos juntos funcionou como uma verdadeira aula prática. Principalmente para ela. Atenta e sensível aos porquês da organização, em breve, ela não precisará mais de mim. Certeza absoluta.








Querem saber a razão das imagens de hoje não terem recebido o meu "p"? Diante do exemplar trabalho de equipe, envolvendo toda essa família especial, seria muita pretensão colocar só a minha letra. Esse foi um trabalho de muitas letras. Palmas para os envolvidos. Todos mesmo!!!!  





Fonte imagens: ARQUIVO PROFISSIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...