ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

24/03/2013

DICAS DE ILUMINAÇÃO


 
Tampinhas coloridas de refrigerante - MESA



Profissionalmente falando, se existe algo melhor que trabalhar para amigos com quem nos afinamos, desconheço!! E assim foi a minha semana, suando e "babando" com os resultados do trabalho numa aconchegante residência no Condomínio Parque Interlagos. Nesta intervenção, passei muitas horas "colada" no eletricista responsável por um dos serviços. Já tendo recebido, de outra amiga muito querida, a imagem acima na semana anterior, acho que, por conta dos dias beeeem atribulados, nem lembrei da publicação. Eis que, há menos de 24 horas do prazo, após ter concluído as tarefas da semana com sucesso, "bateu" o desespero. E o post do domingo?? Depois de conseguir me acalmar, pensei: foto de luminária, eletricista, fios, cabos e bocais... EUREKA!! Se tivesse identificado antes os sinais que a vida tentava enviar-me, desnecessário tanto sofrimento. Esclarecido, agora, aproveitem as várias imagens de luminárias criativas recicladas, assim como as dicas do FORÚM DA CONSTRUÇÃO. Ufffaaa!! Aprendi... 




Suporte travessas/talheres - TETO




Garrafas e placa em madeira - TETO


Base de skate - TETO


Material hidráulico metálico - MESA


Escorredores de macarrão - TETO


Potes de vidro com tampa - TETO


Copos descartáveis/grampos - TETO

 
 

Garrafa de bebida - MESA




 Dicas Importantes


A iluminação é essencial na criação do ambiente, transmitindo equilíbrio e aconchego, sendo atualmente um dos elementos mais importantes na arquitetura. É como se a arquitetura estivesse viva. Uma boa iluminação acentua extraordinariamente a beleza de qualquer espaço. De forma adequada, precisa fazer parte do projeto e deve ser pensada, considerando-se que no decorrer do dia a luz se modifica, e por consequência produz diferentes efeitos visuais.
 
 
Algumas dicas importantes para serem considerados nos projetos:
 
 
Entradas, Corredores e Escadas

Quando os convidados chegam, você deseja que a primeira impressão seja convidativa. Apenas mudando as lâmpadas em sua entrada, você pode criar uma atmosfera tão aconchegante quanto seu acolhimento. Corredores e escadas devem ser iluminados tendo em mente tanto o aspecto decorativo como o de segurança.
 
 
Salas de Estar

De todos os cômodos de sua casa, é na sala de estar onde você gasta a maior parte do tempo com a família e amigos. Faça com que ela fique mais convidativa, confortável e funcional escolhendo estilos de iluminação que destacam seu estilo pessoal. Ilumine a sala de estar inteira para trasmitir um brilho global ou um ambiente tranquilo. Focalize mais luz nas áreas onde você estiver lendo, costurando, escrevendo ou jogando. Chame atenção para uma obra-de-arte ou coleções com iluminação de destaque estrategicamente colocada.
 
 
Salas de Jantar

Elegante ou informal, você pode decorar sua sala de jantar para criar uma atmosfera mais graciosa ou um ambiente relaxado usando diversos estilos de iluminação. Lustres cintilantes, luminárias pendentes ou “downlights” - qualquer que seja o estilo de sua luminária - o foco principal da iluminação de uma sala jantar está na mesa. Contudo, o seu esquema de iluminação deve iluminar a sala inteira, acentuando sua exclusiva personalidade.
 
 
Cozinhas

Preparando os alimentos, cozinhando ou jantando - sua cozinha provavelmente é o ambiente mais ativo em sua casa. Alguns estilos de iluminação proporcionarão a você um alto nível de luz para toda a cozinha, até mesmo dentro dos gabinetes e gavetas. Outros, como luminárias debaixo dos gabinetes, distribuirão uma luz brilhante e sem sombras sobre as áreas de trabalho.
 
 
Escritórios Domésticos e Áreas de Serviço

Estas são áreas onde os olhos possuem trabalho intenso. Uma boa regra é ter cerca de três vezes mais luz nas superfícies de trabalho do que no resto do cômodo. Para abajures de piso ou mesa de leitura, existem lâmpadas que proporcionarão uma generosa quantidade de luz sobre uma escrivaninha ou área de trabalho. Superfícies de trabalho para passatempos e artes são locais ideais para as novas fluorescentes com elevado índice de reprodução de cor.
 
 
Quartos
 
Decorar seus quartos com os estilos modernos de iluminação é um dos modos mais fáceis de torná-los mais atraentes e confortáveis. Para iluminação geral, existem lâmpadas que iluminam totalmente o quarto quando aplicadas nas luminárias do teto. A iluminação indireta de luminárias de parede ou teto podem ser usadas para produzir uma luz suave. E para a leitura na cama, existem estilos de iluminação que irão clarear as páginas de qualquer livro.
 
 
Banheiros
 
Os banheiros atuais são muito mais elegantes e luxuosos do que os do passado. Do contemporâneo até o tradicional, a iluminação certa deve destacar o visual que você deseja obter em seu banheiro - e destacar o seu visual pessoal ao mesmo tempo. Qualquer que seja o seu estilo, a iluminação do banheiro deve ser suave e agradável, luminosa o suficiente para maquiagem, fazer a barba ou depilação, ou pentear os seus cabelos.
 
 
Iluminação Externa

Segurança e destaque são as funções de uma iluminação externa. A iluminação externa eficiente adiciona valor à sua casa e mostra aos vizinhos o seu cuidado. Para destacar a paisagem e aumentar a beleza de sua casa, distribua a luz através dos caminhos, arbustos e passagens. Durante os períodos de festas, adicione um visual festivo à sua casa com cordões de lâmpadas, juntamente com lâmpadas projetoras coloridas. Para a maior segurança, é crítico iluminar todos os lados de sua casa e arbustos.
 
 
 

Fonte artigo:  Fórum da Construção
Fonte Imagens: INTERNET
 

2 comentários:

  1. Sempre que posso, acompanho as publicações aos domingos e, mais uma vez, deixo aqui as minhas congratulações pelo belo trabalho, tanto de pesquisa, como da diagramação propriamente dita. Já deixei aqui outro comentário, onde vc se colocava disponível para esclarecer todas as dúvidas possíveis. Como uma intervenção numa casa de praia pode ter sido tão rápida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da pergunta!! A referida casa estava alugada, há algum tempo. Finalizado o contrato, o ARQUITETANDO POR AÍ foi procurado para cuidar da organização e manutenção da residência, antes que os donos pudessem usá-la. Realizada a primeira intervenção, basicamente organização e limpeza, eles puderam usá-la por um final de semana. Daí começou a etapa de manutenção elétrica, de marcenaria e paisagismo. Praticamente concluídas, entrarão os retoques de pintura. Qual o segredo do êxito?? Rapidez e eficiência!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...