ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

10/04/2016

DESAPEGA!



"Com o passar do tempo, acumulamos muitas coisas..."




Convidadas pelo pessoal da LAJE Arquitetura e Interiores para ministrar um Curso de Organização focado em profissionais liberais, a pmg tratou logo de alinhar teorias consistentes com as suas práticas na área. E foi relendo A MÁGICA DA ARRUMAÇÃO (por Marie Kondo) que, antes do início do capitulo 2, me detive ao título em letras enormes: EM PRIMEIRO LUGAR, DESCARTE. Era tudo que precisávamos para dar corpo ao post de hoje. Segue transcrição!


COMECE DESCARTANDO E FAÇA TUDO DE UMA SÓ VEZ

Como o passar do tempo, acumulamos muitas coisas e, por mais que tenhamos tudo direitinho, a casa (ou o cômodo, o escritório, o quarto) acaba voltando a ficar como antes. Como já mencionei, esse efeito rebote é causado pela utilização de métodos errados de organização. E a única forma de escapar dessa situação é organizar tudo com eficiência, de uma só vez.
Quando se organiza o ambiente por completo, todo o cenário ao redor se transforma. A mudança é tão profunda que a pessoa sente como se estivesse vivendo em outro mundo. Isso afeta a mente e gera uma verdadeira aversão à ideia do retorno ao estado anterior. O segredo é fazer uma mudança drástica e repentina a ponto de levar a uma mudança interna igualmente drástica. Não se consegue o mesmo impacto se o processo for gradual.
Quanto mais tempo levar, mais cansado você se sentirá e maior a probabilidade de desistir no meio do caminho. E se as coisas começarem a se amontoar de novo, a situação só vai piorar. Mas se você for até o fim e descobrir o que é uma organização perfeita, se libertará da ideia de que não consegue manter as coisas no lugar.


Despeçam-se de métodos "tipo" TPM (tudo pela metade!) e mãos à obra. Não deixem de conferir o infográfico da Viva Decora. Sabemos que todo dia é dia de organização, mas iniciar a segunda com novos ares é tudo de bom... 




Publicado originalmente por Viva Decora




Comecem pela pergunta "você usou nos últimos seis meses?" e, a depender da resposta (sim/não), sigam o tracejado até o destino. Funciona mesmo!





Fonte imagem: INTERNET

2 comentários:

  1. Bom dia, PMG! Antes de dormir, passei por aqui e senti falta do post de hoje. Inconformada, voltei cedo para conferir. "Desapego" foi feito pra mim? Tamanha foi a minha surpresa que tive que registrar. Já iniciei o meu desapego e, caso não consiga concluir sozinha, entrarei em contato.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que conseguimos atendê-la nas suas necessidades! Amamos os domingos produtivos. Qualquer dificuldade, estamos aqui... Bjão

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário...