ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

19/05/2013

"PROJETOS DIÁRIOS"


Passado o alegre, leve e comemorativo dia das mães, eis que, quase aos prantos, ouço a segunda voz dos outros 364 dias me chamar de volta à realidade: "Mamãe, tenho pesquisa de ciências para o dia 16 e não estou entendendo nada, nada, nada!!" E assim, foi lançado mais um desafio nessa eterna gincana: "Saúde - Qualidade de Vida". Vendo aquele ser imediatista, impaciente e amedrontado diante do novo, percebi a necessidade de um plano. Não imediatamente, mas no momento oportuno para ambas, pedi que colocasse na mesa tudo que tivesse conseguido sobre o assunto: roteiro, informações da internet, recortes e entrevista.



"Saúde - Qualidade de vida"


Após checarmos as instruções detalhadas da professora, a alertei para o primeiro equívoco. "Diante do que está no caderno, mais que isso, só se o interfone tocasse avisando que a profa. Martha Pitanga está subindo para fazer a pesquisa por você." Desconfiada, riu, percebendo que não ia ser tão "mole" como imaginava. Ainda sem saber ao certo o que era qualidade de vida, fomos ao dicionário desvendar o grande mistério. Com a questão esclarecida, sugeri fazermos um pequeno projeto. "Mas é ciências, mamãe, não arquitetura!!" Diante do sarcasmo, seria necessário ir um pouco além. E organização tornou-se nosso foco. Temporariamente!!
Passamos a falar da importância dos nossos "projetos diários". As listas de mercados, que impedem que gastemos além do necessário, assim como as agendas, que nos lembram todos os nossos compromissos. E as receitas? Sem elas, nada de bolos gostosos e fofinhos. Ciente de que a pesquisa teria que ser feita apenas por ela, não imediatamente, mas ao longo do prazo, temerosa, encarou a missão. À medida que os resultados iam surgindo, seu envolvimento aumentava, a ponto de aceitar até as críticas. Visivelmente feliz diante da superação, confessou ter entendido a importância da organização, ou melhor, dos "projetos diários".





De acordo com o Dicionário Enciclopédico Ilustrado Veja/Larousse, qualidade de vida é tudo que contribui para criar condições favoráveis ao desenvolvimento do indivíduo. Dentre os muitos itens que interferem nestas condições, ressaltando a alimentação, deixo aqui, algumas imagens como estímulo também para a galera da profa. Martha Pitanga. Superado o desafio, aprendi que para melhorar nossa qualidade de vida, um bom começo pode ser introduzir itens mais saudáveis na alimentação. Assim, para aqueles que acreditam ser a pressa do dia a dia uma imposição aos lanches rápidos, pode existir algo mais fast food que fruta!?


Bananas, uvas e cravos (detalhe)



Kiwis, bananas e tangerinas



Uvas, blueberries, pera e cenoura (detalhe)



Pera, kiwi e morango



Maçãs e canudos (detalhe)





 Fonte Imagens: INTERNET

6 comentários:

  1. Obrigada por compartilhar mais essa experiência. Sempre muito animador. Com 3 filhos pequenos, passo por dificuldades semelhantes quase que diariamente. Como manter o equilíbrio? E mais: como manter-me informada diante da variedade de assuntos solicitados? Suas saídas, se verdadeiramente relatadas, são tão simples e eficientes? Que fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkkkkk!! Os relatos precisam ser bem fieis, senão as "envolvidas", podem me denunciar. Passo pelos mesmos apertos de todos os pais interessados em interferir positivamente na rotina dos filhos. Só que, nos momentos críticos, respiro fundo e busco planejamento/organização. Sinto que, por um caminho prático e simples, acabo passando segurança para elas. Pode até parecer, mas posso garantir-lhe que de fácil não tem nada... Persistência!!

      Excluir
  2. Amiga, sua contribuição neste mundo é digno de um agradecimento! Bia e Carol serão, com certeza, pulverizadoras desta nova geografia humana neste planeta... sementes de um novo olhar, uma nova estrututa de vínculo onde o amor verdadeiro é a fonte de todo o viver. Amo vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo, amiga especial!! Emocionada... Obrigada pelas belas palavras. Não é fácil, mas espero, junto com todas vocês, estar construindo um mundo melhor para os "projetos de gente". Muito feliz com o sucesso desse enorme trabalho de equipe!! Mil bjs...

      Excluir
  3. Patrícia,

    Que fantástico! Transformar a tarefa de casa em tarefa de vida. Como educadora,nos dias atuais, sei da dificuldade do estudante, de uma maneira geral, cumprir com suas tarefas de casa. Talvez seja, hoje, o maior desafio da escola. Muitas vezes, as tarefas são vistas como um peso e não como um "projeto diário" ou como a oportunidade de fixação ou concretização de um conteúdo ou a retomada de uma explicação ou a, necessária, criação de hábitos de estudo. O que sei é que você conseguiu transformar um momento de pesquisa em um momento de prazer, arte, diversão, busca. Parabéns!!!

    Cláudia Santana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha parceira de luta!! Belas e verdadeiras palavras!! Difícil é encaixar esses momentos de aprendizado na rotina de uma mãe profissional. Que Deus continue nos dando força e equilíbrio... Desistir?? Jamais!! Obrigada pela sua presença em nossas vidas!!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...