ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

18/10/2015

UM BRINDE AO BOM GOSTO!



Convite exposição MAIO/2010





Por Marília Adan


Costumo dizer que o nosso trabalho vai muito além de organizar ou projetar ambientes. Uma relação que inicia pelo profissional e nos leva à privacidade, ao íntimo de cada cliente, à um mundo tão seu, num piscar de olhos. Sendo que a delicadeza ao entrar, sempre será a chave para a edificação dessas relações respeitosas e amigáveis.
Quase impossível não mergulhar na história de cada um desses clientes especiais. Muito mais que centímetros, nosso trabalho contabiliza emoções.
São tantas experiências ricas, algumas já faladas aqui, que, de vez em sempre, uma vira post. E escrever sobre elas passou a ser um prazer de caráter imensurável.
A de hoje é regada por tradição, sofisticação e beleza. Tudo junto e misturado como todo baiano gosta. Um luxo de sensibilidade e bom gosto.
“Caramba!” Foi assim que reagi ao me dar conta que a cliente da semana passada tinha uma coleção de cristais Fratelli Vita de tirar o fôlego. Uma louçaria recheada de história e delicadeza com mais de 60 anos de existência.
Tintin! Um brinde à nossa amiga e cliente Cristiane Vita Urmenyi, neta do Sr. Miguel Vita, um dos fundadores da Fratelli Vita na Bahia.





Lapidação Brasília



 
Lembro-me, ainda pequena, de ouvir minha mãe e tias falarem que ter uma coleção desses cristais era o sonho das noivinhas da época, tornando-se sinônimo de status nos anos 50. Ainda hoje, vejo o orgulho cravado nos olhos do meu pai quando se refere às suas bodas com minha mãe que, claro, ganhou a sua! Oba! Rs. E assim, cresci passando pela porta da bela fábrica instalada à Rua Barão de Cotegipe, na Calçada. Ver os cristais, me remeteu a uma infância doce ao lado dos meus avós, que, vez ou outra, brindavam nossa família ao som de um deles.
Na nossa memória, ficou registrada a tradição desses cristais, que foram considerados como um dos melhores do mundo, levando a família Vita a deixar gravada a sua importância na história da indústria da Bahia. Perfeccionismo na execução das belíssimas formas, delicadamente traçadas por artesãos anônimos. Na mesma época, Miguel Vita, avô da nossa cliente, foi o responsável pela confecção de um catálogo com 11 padrões decorativos definidos, entre eles, o raríssimo Brasília (foto), encomendado especificamente para a primeira dama da república, Sarah Kubitschek. Os demais traziam elementos art-déco, inspiração floral, linhas curvas e influência das artes clássicas.
Um colírio para os olhos de quem admira a beleza das artes, das cores, do brilho, do traçado, da obra como um todo. Um privilégio para nós arquitetos e designers.
Obrigada, Cris! Pela confiança em compartilhar as belas e dignificantes histórias do seu avô Miguel Vita e da sua obra que tão orgulhosamente marcou as conquistas da nossa terra.
Como não amar esse trabalho? A gente nunca sai de um projeto novo sem levar um tesouro na malinha. São vidas que se cruzam e experiências que só nos engrandecem.
Un brindisi alla vita. Salute!
 
 
Fonte imagens: CONVITE EXPOSIÇÃO/ACERVO DA FAMÍLIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário...