ARQUITETANDO POR AÍ

ARQUITETANDO POR AÍ
O assunto aqui é transformar rotinas engessadas, visando a melhoria da qualidade de vida dos envolvidos. Mas, como assim? Alinhando conhecimentos arquitetônicos a técnicas de organização, espaços residenciais ou comerciais são reestruturados com custo bem inferior ao imaginado. Independente do tamanho da sua necessidade, conheça um pouco dessa história e encontre respostas. Aguardo você...

02/06/2013

Mais um domingo...

ARMÁRIOS FEMININOS



Por conta de duas filhas entrando na adolescência, temos algumas amigas em comum na página do facebook dessa mesma faixa etária. Como mensagem de boas vindas, para cada uma que convido ou aceito, posto a imagem abaixo, seguida da inscrição: esquecer jamais. E essa será a primeira dica no que se refere à organização de armários femininos. Tema polêmico para ser tratado com amigas, tenho evitado orientações teóricas, pois gosto mesmo é de agir. Podem perguntar: o que será que deu nela!?






Ciente da partida de uma amiga muito querida para os EUA, só ontem lembrei que o dia "D" está cada vez mais perto: 07/06. Legítima canceriana, gostaria de contribuir para o sucesso de mais essa jornada. Sabendo da sua "leve" deficiência na área de organização, imaginei que dicas poderiam ser de grande utilidade. ARMÁRIOS FEMININOS é para você, Dênia Gonçalves!! Espero que consiga organizar não só os seus armários externos, mas, principalmente, os internos*. Na torcida!! LOV U...
 
 

"Se essa é a sua realidade,


...precisamos, urgentemente, modificá-la!!
 


Voltando à Mafalda, antes de agir, será imprescindível parar e pensar. Garanto que, seja qual for o seu espaço, após racionalmente organizado, o ganho de tempo será real e significativo. Acreditando que bagunça é universal, assim como organização é pessoal, vamos encarar esse desafio.





  
Com base nas suas rotinas, tentem responder as seguintes perguntas. Será que tudo ainda me serve? Precisam de ajustes ou consertos? Quais podem ser doadas ou descartadas? Quais itens não se adaptam à essa estação? Será que estão bem localizados no armário, permitindo um fácil manuseio?


 



 
 
Seja closet ou armário embutido, o sucesso do seu esforço está diretamente ligado às respostas acima. Se já sabem que dois corpos não ocupam o mesmo lugar no espaço, por que será que ainda insistem em tentar fazer isso não só com dois, mas com vários?? Doem, descartem...
 
 
 
 




Tendo sido respondidas, na prática, as perguntas anteriores, já se poderá notar significativas diferenças. E quanto as dicas?? São muitas!! Que tal iniciar pelas principais e sentir sua interferência nas rotinas?? Sugiro-lhes encarar com muita seriedade e nada de desistir no meio do caminho.





1 Ainda que a troca aconteça aos poucos, todos os cabides precisam ser iguais, não esquecendo de colocar, preferencialmente, apenas uma roupa por cabide. Agrupar por ordem de cor, ajuda muito na manutenção.  





2 Acomodando os pares de sapatos com os pés invertidos, a otimização de espaço será maior. As caixas transparente empilháveis também podem ser um ótimo recurso. Extremamente importante agrupá-los por uso.    




 
3 Caso disponham de uma cômoda usada, experimentem retirar as gavetas e fixar ganchos metálicos para a organização das bolsas. Prático e sustentável, irá, certamente, liberar espaço no closet ou armário. 
 
 



4 Acessórios industrializados podem ser excelentes aliados na melhoria da organização. Só tenham cuidado com o custo benefícios dos diversos itens oferecidos. Soluções simples, podem substituir bem alguns deles. 





5 Roupas de dormir, biquines, lenços, exarpes, roupas de ginástica e afins, quando acomodados em caixas ou cestas, podem liberar espaço para itens de uso mais frequente ou existentes em maior quantidade. 





6 Colmeias em acrílico podem solucionar a organização das roupas íntimas, cintos e acessórios diversos. Com todos os itens disponíveis mediante a abertura de uma gaveta, sobrará tempo para muito mais.  





7 Até as miudezas, vilãs da organização de qualquer armário feminino, estarão visíveis e disponíveis para completar o visual. Nada de investir em equipamentos caros para organização. Abuse apenas da criatividade...  




* Referência à analogia de Elizabeth Gilbert, em COMER REZAR AMAR, "É só então, que você começa a perceber que os seus armários internos foram todos rearrumados."

Fonte Imagens: INTERNET

4 comentários:

  1. Parabéns pela postagem! Há tempos não tinha acesso à informações importantes passadas de forma tão clara e objeiva. Estamos nos mudando para Salvador e precisarei dos seus serviços. Entrarei em contato durante a semana. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada pelos elogios!! Aqui, apenas uma garimpeira de imagens da internet. Ansiosa, aguardarei o contato...

      Excluir
  2. Parabéns, Patrícia. ARQUITETANDO POR AÍ vem promovendo uma mudança em mim. Estou buscando ser mais simples e mais prática. De dentro para fora...Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônima do meu coração... Isso era tudo que queria "ouvir"!! Sabe o melhor?? O caminho é menos penoso do que se costuma imaginar. Acredito em você!! Querendo ajuda, é só digitar: HELP. Simples assim!! Mil bjs...

      Excluir

Deixe aqui seu comentário...